DESABRIGADOS EM CONDIÇÕES INSALUBRES EM BAIAS NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO SÃO TRANSFERIDOS PARA SALAS DA UFSB

DESABRIGADOS EM CONDIÇÕES INSALUBRES EM BAIAS NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO SÃO TRANSFERIDOS PARA SALAS DA UFSB

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Pressionada por denúncias e protestos, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) foi obrigada a transferir 82 famílias abrigadas em baias no Parque de Exposições para salas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Cinco dias depois, famílias protestaram contra as más condições do local e criticaram a falta de assistência dos órgão municipais, vez que apenas voluntários estavam prestando assistência à essas famílias. Os desabrigados revelaram que as baias além de mosquitos estavam infestadas de carrapatos e outros bichos peçonhentos sem condições de abrigar as famílias. Muitas delas com idosos e crianças vulneráveis a todo tipo de doenças.

"O local onde bota a água para o cavalo tomar banho, a gente divide com criança, com adulto, com idosos e pessoas deficientes", desabafa a dona de casa Glesia Pereira de Souza.

 PULGAS, CARRAPATOS, ESCABIOSE

O próprio prefeito de Itabuna, Augusto Castro reconheceu as más condições do Parque de Exposição ao afirmar que “esse espaço não é um ambiente humano; em nível sanitário não é seguro ficar aqui”, ressaltou. Já a secretária estadual da Saúde, Tereza Paim esteve visitando o local atendendo à solicitação do governador Rui Costa que determinou a imediata transferência dos desabrigados para um local mais seguro, devidamente limpo e em condições sanitárias adequadas. Segundo a secretária, a determinação do governo do Estado é que toda a ajuda seja oferecida às famílias agora instaladas na UFSB. Ela lembra ainda que que há um Decreto estabelecendo que em tempos de calamidade nenhum profissional de Saúde terá férias.

“A gente está acolhendo as pessoas, já que a atenção primária é fundamental. As pessoas nessa situação precisam ser acolhidas, assistidas. Os riscos são resíduos do Parque de Exposições – pulgas, carrapatos, escabiose, etc. Fora isso, a insalubridade traz agravo de síndrome gripal, há risco de Covid-19 e Influenza. Estamos com pandemia e epidemia. Isso pode trazer risco.

Desde ontem, equipes de profissionais de Saúde e vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Parque de Exposições Antônio Setenta (zona oeste), para cumprir a programação que previa a imunização contra doenças, principalmente aqueles que tiveram contato com as águas contaminadas da enchente do Cachoeira. Foi iniciado uma vacinação emergencial contra Hepatite A, Influenza (gripe), antitetânica e Covid-19, para crianças e adolescentes acima dos 12 anos.

Paim ainda ressaltou que a Vigilância Epidemiológica e profissionais da Sesab além da Força Nacional de Saúde vão cooperar no atendimento médico às famílias nas salas da Universidade Federal do Sul da Bahia e cooperar na limpeza das casas onde for possível. “Conversei com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que vai trazer profissionais do Mais Médicos. Ele está chegando a Vitória da Conquista. Estamos remanejando médicos de municípios que não foram atingidos. Estamos vivendo uma catástrofe e a assistência médica é fundamental”, observou.

                              Desabrigados  dividiam espaço com animais no Parque de Exposições Antonio Setenta 

Leia também

© Copyright 2015 / 2022   |   Blog da Tonet   |   Todos os direitos reservados.
By um2Marketing

Blog da Tonet
© Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados.
By um2Marketing