EM ITABUNA FACULDADE INOVA E ABRE VAGAS PARA PESSOAS TRANS
EM ITABUNA FACULDADE INOVA E ABRE VAGAS PARA PESSOAS TRANS

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
As Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna aqui em Itabuna está inovando ao abrir vagas em processo seletivo para pessoas trans para o cargo de Auxiliar Administrativo. A ideia, segundo o diretor do campus, professor Luciano de Oliveira Souza Tourinho, já vinha sendo amadurecida desde que o Grupo Afya assumiu a gestão da rede. Ele explica que a decisão de contratar uma pessoa trans visa justamente provocar um novo olhar sobre essa população específica, uma das mais vulneráveis não só em Itabuna, mas em toda e qualquer conjuntura social. “Nossa instituição tem lançado mão de políticas públicas de Saúde para populações vulneráveis, como a de negros, mulheres, população LGBTQIA+ e, agora, mais especificamente a das pessoas trans. Essa população é estigmatizada socialmente, seja pela falta de inserção no mercado formal de trabalho, seja pela falta de oportunidades”, apontou Tourinho. Essa contratação, contudo, não é a primeira nas Faculdades Santo Agostinho. Em Itabuna, a professora trans Isabella Santos Silva, mestra em Relações Étnicas e Raciais, passou a integrar o quadro docente da instituição e assumiu a coordenação do Núcleo de Artes, Diversidade e Cultura. Trata-se da primeira professora trans da rede, destaca ele. “As competências e habilidades dessas pessoas precisam ser aproveitadas para que aconteçam verdadeiras transformações sociais, numa perspectiva de saúde coletiva, garantida na convivência no cotidiano”, definiu a mestra ao falar da importância desse processo seletivo.
PRORROGAÇÃO
O diretor da FASA revelou que desde que o processo seletivo foi oficialmente aberto há alguns dias, as devolutivas de apelo em cima do preenchimento da vaga têm apresentado números consideráveis: em uma hora, foram recebidos 20 currículos. Em menos de 24 horas, já eram 50. Além de Plano de Carreira homologado com cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, com incentivos para que o novo funcionário ou nova funcionária adentre o Ensino Superior, a empresa oferece ainda Vale Transporte, Vale Alimentação e Plano de Saúde Coparticipativo.
O prazo para o envio de currículos, inicialmente previsto para ser encerrado no último dia 7 de julho, foi prorrogado e interessados em participar do processo podem enviá-los para o e-mail