Skip to main content

FISCALIZAÇÃO INTENSIFICA AÇÕES CONTRA DESCARTE IRREGULAR DE ENTULHOS

FISCALIZAÇÃO INTENSIFICA AÇÕES CONTRA DESCARTE IRREGULAR DE ENTULHOS

| Tonet | Blog
Descarte irregular de entulhos volta a ter fiscalização intensificada (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), deu início à operação de vigilância na av. Fernando Gomes (Volta da Cobra), que interliga o Hospital de Base aos bairros Manoel Leão e Urbis IV.
Tal medida visa coibir o descarte de resíduo em local indevido, além de inibir a poluição atmosférica com a queima do lixo. Apesar do lixão ter sido desativado em maio de 2021 e de ser proibido, algumas pessoas, incluindo motoristas que fazem carreto continuam poluindo aquela via marginal.

MULTA

De acordo a Lei Municipal nº 2.195/2011, que estabelece a Política Ambiental e consolida a sua legislação mediante a instituição do Código Ambiental e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna, a multa pode chegar até R$ 50 mil para quem faz o descarte inapropriado de lixo e entulhos em locais de preservação ambiental ou não, sob pena de contaminação do lençol freático ou corpos d’água.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa, diversas denúncias a respeito dessa atividade têm sido recebidas. Na última ação de fiscalização, foi identificada uma grande quantidade de materiais descartados por grandes geradores de resíduos, como por exemplo: supermercados.

A população pode colaborar denunciando através do site da Prefeitura e também pelo telefone (73) 3214-1452, no horário de expediente entre 8 e 14 horas, de segunda a sexta-feira, ou ainda pelo 153 ao Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, de plantão 24 horas.

A fiscalização deverá ser estendida por toda a cidade.

Leia também