VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA COMEÇA A PARTIR DO DIA 31 DE JULHO E NÚMERO DE CÃES ATROPELADOS JÁ ASSUSTA ONG
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA COMEÇA A PARTIR DO DIA 31 DE JULHO E NÚMERO DE CÃES ATROPELADOS JÁ ASSUSTA ONG



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
O Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina antirrábica para cães e gatos. A campanha de vacinação contra raiva acontece anualmente sendo a principal ação de proteção aos animais e aos seres humanos.
Segundo a coordenadora do DCZ, Ellen Gleicer Lima, a campanha de vacinação contra raiva, acontece do dia 31 de julho a 8 de setembro com o dia D em 9 de setembro. A programação ainda será oficialmente divulgada, com datas, locais e horários de sua realização.
EXPECTATIVA
“Iniciaremos a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica no final de julho, tendo como Ponto de Vacinação a antiga Base Operacional do SAMU-192, em frente à Catedral de São José, no centro da cidade. A partir daí, diariamente vamos disponibilizar a vacinação para cada bairro, onde geralmente acontece nas praças”, explicou.
“A expectativa é de que em Itabuna sejam vacinadas cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de vida. No ano passado, conseguimos ultrapassar a meta. Neste ano vamos buscar alcançar o mesmo resultado”, concluiu Gleicer.
ATROPELAMENTO DE CÃES
Enquanto isso, a ONG Bicharada alerta para o alto índice de cães atropelados em vias públicas em Itabuna. Segundo a presidente da entidade, Marcela Andrade, esses acidentes vem acontecendo rotineiramente “devido ao número de animais que se encontram nas ruas, em estado de abandono e ainda pela imprudência dos motoristas, que não freiam nem dão passagem para os animais”. Só neste último fim de semana, sete cães e um gato foram atropelados aqui na cidade. Apenas um sobreviveu.
Marcela esteve reunida com o titular da Settran (Secretaria de Transporte e Trânsito), Thales Silva e solicitou que se promova uma campanha de conscientização, para que os condutores de veículos adotem condutem defensiva e respeite a vida dos bichinhos.