PREFEITURA ANUNCIA OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE ZOONOSES
PREFEITURA ANUNCIA OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE ZOONOSES



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Prefeitura de Itabuna anunciou nesta terça-feira (18) o início das obras de requalificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que vinha sendo alvo de críticas contra o abandono do espaço além da indignação da população quanto á situação dos animais de pequeno porte ali abrigados.
PROJETO INOVADOR
Durante a coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito, técnicos da gestão municipal apresentaram o projeto arquitetônico inovador que inclui sala de recepção, sala de Raios- X, depósito, consultórios, sala de triagem, centro cirúrgico, garagem, curral para animais de grande porte, gatil, canil com compartição, copa, banheiros, sala de reunião, dentre outras dependências.
O prefeito Augusto Castro ressaltou ainda que, além da requalificação, o CCZ contará com uma base do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM). Ele também enfatizou que o CCZ passará a atuar de forma mais dinâmica e intensiva no trabalho de acolhida e cuidados com os animais retirados das ruas da cidade, inclusive levando aos bairros o Serviço Móvel de Castração e Vacinação.
MOMENTO SINGULAR
Além de profissionais da comunicação, o ato contou com a presença de vereadores, gestores e profissionais de saúde, secretários municipais e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de Defesa e Proteção Animal. Também presente ao evento, o diretor-geral da Faculdade Santo Agostinho, professor Luciano Tourinho, destacou que “este é um momento muito singular, não só para a cidade de Itabuna, mas para toda a comunidade acadêmica da FASA, que a partir deste mês abre as atividades da Afya -Faculdade de Ciências Médicas, que é vinculada ao Programa Mais Médicos do Governo Federal”.
“Em visitas ao CCZ observamos a urgente necessidade de reformas, mas precisávamos de um Plano de Execução para atender as unidades básicas de saúde e o Centro de Zoonoses. No início deste ano, por determinação do prefeito foi dada prioridade ao CCZ dentre as ações planejadas. Como Faculdade de Ciências Médicas, entendemos a importância deste equipamento para a saúde não só dos animais, mas para o bem-estar de toda a população, por estarmos tratando de saúde em contexto integral”, pontuou Tourinho.
DIA DE VITÓRIA
“Hoje é um dia de vitória da causa animal em Itabuna. Um momento muito esperado”, disse a presidente da ONG Bicharada, Marcela Andrade, ao ressaltar que ‘o CCZ é uma extensão do trabalho desenvolvido de domingo a domingo pelas ONGs” acrescentando ainda, a relevância do ato de apresentação do projeto de revitalização do CCZ. Lembrando que, ela denunciou que neste final de semana sete cães foram atropelados nas vias públicas da cidade, sendo que apenas um sobreviveu. Ela falou do descaso das autoridades e da falta de atenção dos motoristas além de criticar as atuais instalações do CCZ que estão totalmente danificadas e sem condições de abrigar animais de rua.