Skip to main content

ILHÉUS. MORRE EX-PREFEITO ANTONIO OLÍMPIO E EX-REITOR DA FESPI PROF. SOANE NAZARÉ

ILHÉUS. MORRE EX-PREFEITO ANTONIO OLÍMPIO E EX-REITOR DA FESPI PROF. SOANE NAZARÉ

| Tonet | Blog
Figura do mais alto conceito no universo acadêmico, o Prof. Soane Nazaré de Andrade foi reitor da FESPI, fundador da Maramata e candidato a prefeito de Ilhéus (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Com 91 anos de idade, faleceu em Ilhéus nesta quarta-feira (26), o ex-prefeito Antônio Olímpio Rehem da Silva. AO como era popularmente conhecido nasceu em Itabuna e exerceu dois mandatos na administração municipal de Ilhéus. Eleito pelo MDB em novembro de 1976, para um mandato de quatro anos, foi favorecido pela alteração na legislação eleitoral que estendeu o mandato por mais dois anos. Chefiava o executivo ilheense em 1981, quando foi comemorado o Centenário de Elevação à Cidade. Durante sua gestão batizada de Governo da Renovação, executou inúmeras obras, dentre elas, a urbanização de ruas e avenidas além de ter construído a nova Central de Abastecimento do Malhado. Renunciou em maio de 1982 para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado e foi deputado de 1983 a 1986. Foi presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e ainda titular das seguintes comissões: Agricultura e Política Rural; Turismo; Turismo e Empreendimento Social; Minas e Energia; Ciência e Tecnologia, dentre muitas outras.

Voltou a exercer novamente o cargo de prefeito em 1993 cujo mandato se encerrou em 1996, com a eleição de Jabes Ribeiro. Já em 2008 exerceu o cargo de secretário de Meio Ambiente e em 2011 assumiu a presidência da Fundação Maramata.

Além de ter exercido vários cargos públicos, Antônio Olímpio era advogado e funcionário público federal.

Ele deixa viúva Maria Amélia e dois filhos: Marcos Flávio e Luciano.

SOANE NAZARÉ

Já nesta quinta-feira (27) foi anunciada a morte do Prof. Soane Nazaré de Andrade. Em 1960 ele foi o primeiro diretor da Faculdade de Direito de Ilhéus. No início dos anos 70, liderou a implantação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI) tendo exercido o cargo de reitor. A Na sequência, a FESPI foi estadualizada e passou a ser UESC, nos anos 90. O campus da universidade foi batizado com o seu nome.

Em 1999, criou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no segundo mandato do ex-prefeito Jabes Ribeiro, sendo candidato a prefeito em 2004, porém não conseguiu ser eleito. Soane Nazaré que tinha 92 anos faleceu em Salvador.

 

 

Leia também