Skip to main content

COVID. SAÚDE QUER REFORÇAR COBERTURA VACINAL E FAZ MUTIRÃO PARA ATUALIZAR DADOS

COVID. SAÚDE QUER REFORÇAR COBERTURA VACINAL E FAZ MUTIRÃO PARA ATUALIZAR DADOS

| Tonet | Blog
Cobertura vacinal da Covid continua baixa em Itabuna e Secretaria da Saúde reforça importância da Bivalente

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça e chama a atenção da população para que faça a imunização com a vacina Bivalente. Os índices de cobertura estão muito baixos apesar de uma elevação do número de casos de Covid nas últimas duas semanas

Segundo dados do Ministério da Saúde, esta semana houve uma melhora no número de pessoas vacinadas passando de 22.311 para 25.844 pessoas imunizadas com a dose de reforço. Houve aumento de 3.533 pessoas que foram vacinadas com a Bivalente.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, lembrou a importância de que o esquema vacinal com as quatro doses de reforço e a Bivalente seja concluído. “Após a pandemia, o Covid-19 ficou com esse comportamento sazonal, assim como outros vírus respiratórios”, comentou.

DIMINUIÇÃO DO EFEITO

A titular da Saúde aqui em Itabuna, lembra que a Secretaria vem monitorando os casos ativos e pedindo a população que se conscientize completando o esquema vacinal e fazendo uso de máscara ao apresentar sintomas gripais para evitar contaminação de outras pessoas”, ressaltou.

Ela explica o que acontece com aquelas pessoas que só tomaram até a 3ª dose: “esses casos ativos que temos observado são resultados da diminuição do efeito da vacina. Quem tomou só até a terceira dose agora fica mais suscetível a adquirir a infecção. Por isso, é importante que a população volte a se vacinar. Temos vacina disponível, nunca deixamos de ter a vacina em estoque. A gente precisa continuar com a imunização do mesmo jeito que a gente faz com a influenza”, explicou.

A vacina Bivalente é reforço para quem já fez o esquema básico e está liberada para pessoas maiores de 12 anos. A vacina é oferecida em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, entre 8 e 11 e 13 e 16 horas, devendo ser observado que no turno vespertino as ampolas são abertas até às 15h.

MUTIRÃO

Neste e nos próximos finais de semana, dias 25 e 2, 3, 9, e 10 de dezembro, a Rede de Frio realizará mutirão para atualização do banco de dados vacinais do Sistema E-SUS.

O objetivo do mutirão é atualizar o banco de dados de forma célere e fidedigna para que espelhe a real situação da saúde da população. Num encontro realizado na quinta (23), a equipe da Rede de Frio e a coordenação do E-SUS explicaram os procedimentos aos técnicos de enfermagem das salas de vacina das Unidades Básicas e de Saúde da Família e alinhamento da alimentação do sistema de vacinas.

Para a coordenação da Rede de Frio, é importante que a população esteja atenta à necessidade de completar seus esquemas vacinais não só para que constem no sistema, mas principalmente pelo compromisso com a saúde de forma individual e coletiva, especialmente com o retorno dos casos ativos de Covid.

Leia também