ESTOQUE DE SANGUE EM ESTADO CRÍTICO EM ITABUNA
ESTOQUE DE SANGUE EM ESTADO CRÍTICO EM ITABUNA



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Com o movimento reduzido de voluntários, o estoque de plaquetas e plasma no Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna continua em estado crítico. Esta semana, o estoque esteve praticamente zerado para todos os tipos sanguíneos e o Banco de Sangue está com muita dificuldade para atender às demandas nos hospitais da Santa Casa (Calixto Midlej e Manoel Novaes) assim como, no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães.
APELO
Segundo a técnica do Banco de Sangue, Regiana Quinto, neste período, geralmente ocorre queda no movimento de voluntários na unidade por conta das férias escolares, viagens e festejos de final de ano e a demanda segue alta. Ela inclusive, está fazendo um apelo a quem esteja em Itabuna e moradores de cidades vizinhas para que compareçam à unidade para doar sangue. Regiane alerta ainda que a falta de sangue pode causar o adiamento de cirurgias eletivas que estão programadas para os próximos dias.
COMO DOAR
Para doar sangue, o candidato precisa apresentar apenas um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho e CNH), além de documentos com foto emitidos por entidade de classe ou órgão oficial, inclusive aqueles emitidos no formato digital com QRcode (como a CNH digital). A Legislação não permite doação com cópia (xerox) não autenticada nem com fotografia do documento.
Além disso, o doador precisa pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 a 69 anos, e estar saudável. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no Hospital Calixto Midlej Filho (Pontalzinho). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7 às 17h (não fecha para almoço); e aos sábados, das 7 ao meio -dia. O telefone para maiores informações é (73) 3214-9126.