ITABUNA ATUA PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO NO DESCARTE DO LIXO
ITABUNA ATUA PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO NO DESCARTE DO LIXO



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e a empresa de coleta de lixo domiciliar Biosanear, além de agentes ambientais têm empregado esforços extras para manter a cidade mais limpa.
A fim de conscientizar a população a respeito do descarte correto do lixo, foram instalados contêineres nos condomínios residenciais, além de cursos de educação ambiental. No entanto, foi verificado que muitas pessoas ainda mantêm velhos hábitos prejudiciais para a própria saúde e da comunidade.
LIXO NOS CONDOMÍNIOS
Nos condomínios residenciais Jardim América 1 e 2, nas proximidades do Nova Califórnia, a situação é crítica por conta de muito lixo doméstico descartado fora das caixas coletoras e das casas-abrigos construídas para o depósito temporário do lixo até a chegada dos caminhões compactadores.
Além do Condomínio Jardim América, outro ponto viciado de descarte inapropriado de lixo é a Trav. Santa Rita, em frente à Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Califórnia. Com um agravante: profissionais de barbearias estão descartando lâminas cortantes sem nenhum tipo de embalagem de proteção.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, alerta para a necessidade do uso correto de embalagens para o descarte adequado desse tipo de lixo, como forma de prevenir acidentes e doenças.
O descarte inadequado do lixo pode causar doenças como: febre tifóide, cólera, amebíase, disenteria, giardíase, ascaridíase, leishmaniose, febre amarela, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica e tétano. Além disso, facilita o surgimento de insetos (baratas, muriçocas, etc.), roedores (ratazanas, etc.) e animais peçonhentos (escorpião, etc.).