DENGUE. POPULAÇÃO RECEBE ORIENTAÇÃO PARA REFORÇAR CONTROLE E EVITAR PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
DENGUE. POPULAÇÃO RECEBE ORIENTAÇÃO PARA REFORÇAR CONTROLE E EVITAR PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A equipe epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde prossegue com ações de orientação à população no sentido de reforçar os controles domésticos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.
Agentes de Combate às Endemias (ACE) vêm realizando diversas atividades de combate ao mosquito e de educação ambiental. Segundo a coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Ribeiro, em janeiro passado foram registrados 10 casos de dengue e nenhum de zika vírus e chikungunya.
“Graças a Deus, estamos controlando as arboviroses, pois no mesmo período no ano passado estávamos com quase 200 casos de dengue no município”, ressaltou. Ela lembrou ainda que desde 2023 as atividades desenvolvidas pelos agentes são voltadas para mutirões de limpeza nos bairros e pulverização nas ruas, seguidas de abordagens educativas nas residências.
DENTRO DE CASA
A coordenadora assinalou ainda que a participação da população é essencial para o sucesso do trabalho dos agentes no controle da proliferação do mosquito. O Ministério da Saúde informou que a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue acontece dentro de casa, que concentra 75% dos focos.
CUIDADOS
“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em pronunciamento pelo rádio e TV na noite dessa terça-feira, dia 6.