DENGUE. COM APENAS 16 CASOS PREFEITURA REFORÇA MUTIRÕES PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI
DENGUE. COM APENAS 16 CASOS PREFEITURA REFORÇA MUTIRÕES PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Segundo a coordenação do Programa de Endemias, embora a dengue em Itabuna esteja em situação considerada confortável com apenas 16 casos da doença confirmados de janeiro até agora, a Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo mutirões nos bairros às sextas-feiras, para reforçar as ações de combate e controle do Aedes Aegypti.
Depois do bairro Santa Inês, o mutirão chega ao São Pedro nesta sexta-feira (dia 23) e nas próximas duas semanas as ações serão levadas para o Monte Cristo e Sarinha Alcântara. Em outras locais, há a remoção de lixo e entulhos pela Limpeza Pública e a empresa Biosanear.
ÍNDICE ACEITÁVEL
Segundo a coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Ribeiro, a única fêmea do Aedes Aegypti pode produzir de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e ainda tem mais de três ciclos durante sua vida. “A meta da Secretaria Municipal de Saúde é zerar os casos de dengue e demais arboviroses”. garantiu.
Ela ainda ressaltou que o índice de infestação predial em Itabuna atualmente está em torno de 1,5% e esse número é considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. “Não que não se pode baixar a guarda, porque um mosquito leva apenas 10 dias para se desenvolver e vive por cerca de 30 dias”, observou.