Skip to main content

ITABUNA. OPERAÇÃO VAI RETIRAR ÁRVORES COMPROMETIDAS COM O TEMPO E COM RISCO À SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

ITABUNA. OPERAÇÃO VAI RETIRAR ÁRVORES COMPROMETIDAS COM O TEMPO E COM RISCO À SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

| Tonet | Blog
Árvores que possam comprometer a segurança da população estão sendo retiradas das vias públicas (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Equipes do Departamento de Limpeza Pública estão iniciando uma operação para a poda e supressão de árvores comprometidas devido à proliferação de cupins e brocas ou pela ação do tempo. A operação iniciada na av. Manoel Chaves (São Caetano), próximo ao estádio Fernandão será estendida a outras localidades.

Serão retirados galhos secos, troncos com cavidades ocas e com fungos e insetos. Aquelas que apresentarem raízes expostas ou inclinações elevadas serão retiradas e substituídas.

A ação terá acompanhamento de agentes de trânsito e de fiscalização da  Settran (Secretaria de Transportes e Trânsito) que vão orientar o tráfego de veículos e de pessoas e fechar vias se necessário para agilizar o trabalho.

Segundo o diretor do Departamento do Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alan Feitosa Alves, uma árvore mesmo doente ou que ponha a segurança da comunidade em risco só poderá ser cortada se tiver autorização da Prefeitura que mantém um setor de meio ambiente. Ele também aponta que na cidade devem ser plantadas árvores nativas da Mata Atlântica segundo o que determina a Lei Municipal nº 2195/2011, que trata da Legislação Ambiental do Município.

EVITAR DANOS

Já o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini, reforçou a importância da operação que será executada durante todo o ano para garantir o equilíbrio e a convivência entre o ambiente natural e as necessidades humanas. Ele adiantou que, além de promover a saúde das árvores, a ação evitará danos em prédios próximos às árvores e nas vias públicas por onde trafegam pessoas e veículos.

Leia também