COM MAIS DE 12 MIL CASOS CONQUISTA LIDERA RANKING DA DENGUE NA BAHIA
COM MAIS DE 12 MIL CASOS CONQUISTA LIDERA RANKING DA DENGUE NA BAHIA



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) está registrando 12.304 casos prováveis de dengue em Vitória da Conquista. Já com a quinta morte confirmada pela Câmara Técnica Estadual, o município do sudoeste baiano vem liderando o ranking da doença na Bahia.
RECOMENDAÇÕES URGENTES
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu recomendações urgentes para que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue.
Além disso, um ofício direcionado à Prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Conquista possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270).
De acordo com a SESAB, a falta de unidades de assistência municipal tem causado superlotação na UPA estadual de Vitória da Conquista. Embora a unidade esteja disponível para atendimento de cidadãos de qualquer origem, os residentes do município respondem por mais de 97% dos atendimentos.
Por conta dessa situação, o governo do Estado já liberou veículos de fumacê entre os meses de agosto a novembro de 2023 e somente em 2024, dez veículos estiveram no município nos meses de fevereiro e março. Além disso, o Estado já abriu 20 leitos de hidratação para acolher pacientes.