Skip to main content

ITABUNA. POPULAÇÃO É ALERTADA PARA EVITAR QUEIMA DE LIXO DOMICILIAR

ITABUNA. POPULAÇÃO É ALERTADA PARA EVITAR QUEIMA DE LIXO DOMICILIAR

| Tonet | Blog
Prefeitura está alertando para queimadas de lixo domiciliar por riscos à saúde e crime ambiental (foto: reprodução))

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) diante da ocorrência de casos envolvendo a queima de lixo e entulhos domésticos em alguns pontos da cidade, está orientando a população a evitar essa prática pelos riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

PRÁTICA CRIMINOSA

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Alan Feitosa, o hábito de colocar fogo em lixos e entulhos domésticos, por menor que seja, é prática considerada criminosa, por infringir dispositivos legais, a exemplo do artigo 54, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Além disso, a queima, emite poluição na forma de fumaça, além de destruir a vegetação próxima e ainda causar a morte de animais nas redondezas, ressalta.

Ele lembra ainda, que “todos os resíduos devem ser acomodados em sacos plásticos ou de aniagem fechados para serem coletados pela empresa Biosanear, que faz coleta domiciliar diária. Já naqueles casos de resíduos ou entulhos em grandes quantidades, uma empresa de coleta deve ser contratada para o correto descarte no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau”.

DISQUE COLETA

Lembrando que, a Prefeitura mantém serviços disponíveis que podem ser consultados: Disque Coleta de Lixo e materiais volumosos: cama, colchão, armários, mesas, sofás, etc.  BIOSANEAR - Disque Coleta (73) 99854-5780.

Para materiais recicláveis, Disque Coleta: AACRRI - Associação dos Agentes Catadores de Resíduos Recicláveis de Itabuna (73) 98181-1136; Descarte de Eletroeletrônicos (TVs, PCs, etc. - Disque Coleta: (73) 3214-1452 -98181-1136. Em caso de denúncias de descarte de lixo e resíduos da construção civil, queimadas, deve ser acionado o Disque denúncia: (73) -3214-1452 ou por meio de correio eletrônico (e-mails): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia também