SANTA CASA. PACIENTE DE ONCOLOGIA DESTACA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
SANTA CASA. PACIENTE DE ONCOLOGIA DESTACA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A cerimonialista Eline Lopes deu um depoimento bastante esclarecedor sobre sua experiência pessoal ao ser diagnosticada com câncer de mama em dezembro de 2020. Ela está entre as pacientes que concluíram o tratamento no Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna.
Eline conta que havia acabado de sair da uma campanha política quando foi diagnosticada com câncer triplo na mama direita. Para preservar a família, não revelou, no início, que estava com um tumor e que tinha uma batalha para vencer. “Não me refiro à doença pelo nome. Mas como CA, que é um caminho aberto, onde podemos escolher lutar pela vida e agradecer a Deus”, explica.
TRATAMENTO
A paciente fez 12 sessões de quimioterapia “branca” e quatro “vermelha” e lembra que o visual mudou 15 depois do início do tratamento, quando o cabelo começou a cair. “Depois fui submetida a cirurgia e, em seguida, passei por 35 sessões de radioterapia. Além disso, fui submetida a mastectomia nas duas mamas. Considero-me uma vitoriosa”.
FÉ E CONFIANÇA NOS ESPECIALISTAS
Eline destaca ainda que o diagnóstico coincidiu com a pandemia da Covid-19 e ela imediatamente buscou o acompanhamento de um especialista.
A paciente concorda que o câncer é uma doença terrível, dura e sofrida, mas que a pessoa deve manter a fé e confiar nos especialistas. “Sou grata à Santa Casa pelo acolhimento e aos profissionais que cuidam tão bem dos pacientes”, ressalta.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres, atrás somente do câncer de pele, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A estimativa é que ano sejam registrados 73, 6 mil novos casos, com risco de 66,54 casos a cada grupo de 100 mil mulheres. A incidência é maior nas mulheres acima dos 35 anos.
OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL
Por uma questão de logística, neste ano, a Santa Casa de Itabuna, referência no interior da Bahia para tratamento oncológico, decidiu juntar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com ações para conscientização da mulher e do homem sobre uma das doenças que mais matam no mundo.