Skip to main content

UNEXMED. PROJETO HOSTÓRIAS DE EXCELÊNCIA HOMENAGEIA OS MÉDICOS ALAIR CASTRO E AFONSO MALTA

UNEXMED. PROJETO HOSTÓRIAS DE EXCELÊNCIA HOMENAGEIA OS MÉDICOS ALAIR CASTRO E AFONSO MALTA

| Tonet | Blog
Filhos do médico Alair Castro estiveram presentes no evento da UnexMed, que homenageou seu pai, o cardiologista Alair Castro (foto: divulgação)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A UnexMED promoveu, mais uma edição do projeto Histórias de Excelência, em homenagem aos médicos Alair Rocha de Castro e Afonso Neiva Malta, duas figuras centrais na transformação da Medicina em Itabuna. O evento, realizado no campus da faculdade, celebrou as contribuições desses dois profissionais além de reforçar os laços entre a instituição, seus alunos e a história da saúde na região.

HISTÓRIAS DE EXCELÊNCIA

A cerimônia celebrou o legado dos dois médicos, ressaltando suas contribuições para o desenvolvimento da saúde em Itabuna.  

Para o coordenador do curso de Medicina, Eric Ettinger Junior, a UnexMED simboliza o compromisso com a excelência na educação médica. Esse ideal é refletido no legado de grandes profissionais, como Alair Castro, na prática clínica; e Afonso Malta, na cirurgia, que deixaram

uma marca profunda na história da cidade, sempre com dedicação, humanidade e competência exemplar”, destacou.  

RECONHECIMENTO

O cardiologista Alair Rocha de Castro (falecido em 2008), foi uma das grandes referências na medicina de Itabuna, com foco no ensino e pesquisa, ele contribuiu significativamente para o avanço dessa especialidade na região. Em reconhecimento ao seu trabalho, o laboratório de Práticas Clínicas da UnexMED foi nomeado em sua homenagem.

Já o laboratório de Práticas Cirúrgicas recebeu o nome do cirurgião geral Afonso Guilherme Neiva Malta, reconhecido pelo trabalho excepcional em Itabuna e pela dedicação ao ensino médico. Ex-professor da Escola Bahiana de Medicina além de ter sido conselheiro do Cremeb.

CONTRIBUIÇÕES GIGANTESCAS

Presente ao evento, o neurologista Silvio Porto, renomado neurologista de Itabuna, ressaltou que “estes dois profissionais representam um passado glorioso e um presente vibrante da nossa medicina, e suas contribuições gigantescas, para nossa medicina, agora vão ecoar nas salas de aula desta instituição”.

Leia também