APÓS ELEIÇÃO EMASA AUMENTA EM 18% TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO
APÓS ELEIÇÃO EMASA AUMENTA EM 18% TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Passado o pleito eleitoral de outubro, com a reeleição do atual prefeito de Itabuna, a EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), está anunciando um reajuste tarifário nas contas de água e esgoto. De acordo com o diretor Financeiro da empresa, Ronaldo Simas, nos últimos dois anos as matérias-primas indispensáveis à operacionalidade da EMASA na captação, produção e distribuição de água tratada sofreram reajustes que chegam a quase 300%.
Simas também ressalta que o percentual da revisão tarifária solicitado à ARSEPI (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna), foi de 23%, porém após análise dos dados foi autorizado a correção de 18%.
Ele ainda justifica o aumento ao lembrar que há dois anos que a EMASA não realiza revisão de tarifa em decorrência da pandemia da Covid-19. Porém, neste mesmo período houve reajustes de insumos, energia elétrica e salários. Simas, ainda assinala que nos últimos quatro anos, a tarifa de energia teve reajuste de 75%, insumos químicos 286%, enquanto tubos e conexões sofreram aumentos de 187%.