Skip to main content

DENGUE. MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI AC0NTECEU NO SÃO CAETANO

DENGUE. MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI AC0NTECEU NO SÃO CAETANO

| Tonet | Blog
Mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue aconteceu no São Caetano (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Com a distribuição de panfletos educativos, o Departamento de Combate às Endemias promoveu um mutirão de combate ao Aedes Aegypti visando orientar aos moradores sobre os cuidados contra a proliferação do mosquito em suas residências. Além dessa ação, os domicílios também contaram com o trabalho focal e perifocal contra o mosquito.

APENAS DEZ MINUTOS

Tendo como base a cartilha “Dez minutos contra o Aedes: saiba como eliminar focos do mosquito da dengue”, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ministério da Saúde que ensina como vistoriar residências, a ação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) orientou as pessoas que com apenas uma ação semanal, se interrompa o ciclo de vida do mosquito.

“São apenas 10 minutos para checar locais onde o mosquito costuma colocar os ovos, a exemplo de caixas d’água, calhas, pneus, barris, vasos de planta, baldes, ralos, etc. Também fizemos o recolhimento de pneus usados em borracharias e descartados em terrenos baldios. Aliás, essa última ação tem sido constante”, explicou o supervisor-geral do Departamento de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira.

RECOMENDAÇÕES

Ele lembrou que embora a cidade tenha 0,67% de infestação predial, as pessoas devem ficar atentas às principais medidas para eliminar o vetor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus, tendo para isso apenas uma ação semanal de fiscalização e controle para que se interrompa o ciclo de vida do mosquito.

Dentre as recomendações estão: certificar-se de que caixas d’água e os reservatórios de água estejam devidamente tampados; retirar folhas ou sujeira que podem gerar acúmulo de água nas calhas; guardar pneus em locais cobertos; manter garrafas com a boca virada para baixo; e realizar a limpeza periódica de ralos, canaletas e outros tipos de escoadouros de água das chuvas.

A próxima ação contra o mosquito Aedes Aegypti acontece na próxima sexta-feira (dia 13), a partir das 8 hs, no bairro Pedro Jerônimo.

Leia também