Skip to main content

ALGEMADOS, ACORRENTADOS, HUMILHADOS, DEPORTADOS: A TRISTE SAGA DE IMIGRANTES ILEGAIS DE VOLTA AO BRASIL

ALGEMADOS, ACORRENTADOS, HUMILHADOS, DEPORTADOS: A TRISTE SAGA DE IMIGRANTES ILEGAIS DE VOLTA AO BRASIL

| Tonet | Blog
Já sem algemas e correntes imigrantes ilegais deportados dos EUA já em solo brasileiro seguiram para Belo Horizonte em avião da FAB (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

As imagens que estão circulando pela Internet mostrando o desembarque de imigrantes brasileiros ilegais vindos dos Estados Unidos além de deprimente nos mostra o quão somos pequenos e ridículos diante de uma nação poderosa que não aceita improvisos, conversa fiada, amadorismos, subornos, jeitinhos, etc. 

Algemados, desceram do avião que os trouxe dos EUA até Manaus. De lá, o governo brasileiro tratou de enviar um avião da FAB para que os levasse até Belo Horizonte. Daí, em diante, cada qual segue seu destino em direção às suas cidades de origem. Uma jornada nada empolgante que simplesmente matou o American Dream de quase noventa pessoas que chegaram ao Brasil, iniciando uma série que certamente vai durar meses, a depender do número de brasileiros ilegais que estão nas terras do Tio Sam.

POR QUE DEIXARAM O BRASIL?

No meio dessa multidão que está sendo deportada sem dó nem piedade claro que existem pessoas de bem que foram aos EUA pra mudar de vida, procurar um emprego honesto, fazer uma poupança pra finalmente voltarem “ricos” e dar uma condição de vida mais digna pra seus familiares.

Essa é a resposta que muitos têm dado à imprensa. “Fui pra lá pra ter uma vida melhor”. Aí, é que está o X da questão: no Brasil, a vida tá tão ruim assim, pra que pessoas se joguem numa aventura arriscada, pagando valores altíssimos pra entrar em solo americano? E pior: se submetendo a subempregos, tipo fazer faxina, cuidar de cachorros, lavar pratos, limpar banheiros, etc.  No caso de mulheres, serem aliciadas para a prostituição. Já os homens, em muitos casos, levados ao tráfico de drogas.

E AGORA JOSÉ?

Bem, chegaram ao Brasil e as autoridades brasileiras iniciaram uma série de reclamações e pedidos de explicações ao governo americano. Que, serão dadas oportunamente pelos diplomatas aqui representados pelo governo Trump. E não vai dar em nada.

O novo presidente desde a sua campanha já vinha alertando aos imigrantes ilegais que iria tomar uma atitude radical de deportação, que iria atingir principalmente os latino-americanos. Eleito, cumpre sua promessa e não adianta chorar, espernear e protestar. A deportação vai continuar, famílias vão se sentir desamparadas;  governo além de ofendido, desmoralizado, sem condições de reagir e causar um constrangimento que vai muito além das fronteiras diplomáticas.  

Agora, é ampliar os benefícios sociais tipo Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás, etc. A pior parte vai ser convencer esses “deportados” que o Brasil é o país do futuro.

Leia também