Skip to main content

UESC, UFSB E AMURC DISCUTEM CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA

UESC, UFSB E AMURC DISCUTEM CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou, nesta quarta-feira (12) a segunda reunião para debater o desenvolvimento da região Sul da Bahia. O encontro contou com a participação do reitor da UESC, Alessandro Fernandes; da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães; além do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC) e prefeito de Itaju do Colônia, Elder Marques Fontes.

A principal pauta da reunião foi a proposta de criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia,  que busca integrar os municípios da região para fortalecer a economia, melhorar a infraestrutura e otimizar serviços públicos essenciais.

PROJETO ESTRATÉGICO

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, propôs a realização de estudos técnicos para definir os parâmetros necessários para a formalização da Região Metropolitana. Segundo ele, a iniciativa deve contar com embasamento acadêmico para garantir um planejamento eficiente e sustentável.

Já a reitora da UFSB, Joana Guimarães, destacou que a criação de uma região metropolitana vai além de uma medida administrativa, pois envolve a participação ativa da população. “Uma região metropolitana não é apenas criada por decreto, ela é assumida por seus habitantes e, posteriormente, legalizada pelo governo por meio de lei”, ressaltou.

Para o presidente da Amurc, Elder Marques Fontes, “este é o momento ideal para encaminhar o projeto, mas destacou a importância de articulação com prefeitos e demais lideranças políticas dos municípios envolvidos. “Precisamos de um diálogo forte entre os gestores para que esse projeto seja construído de forma coletiva e represente os interesses da nossa região”, assinalou.

Na mesma reunião foi anunciada a formação de uma comissão composta por representantes da Uesc, UFSB e Amurc, que terá a missão de sistematizar a proposta da Região Metropolitana com base em estudos e iniciativas já existentes.

Leia também