Skip to main content

MORADORES DA RUA DE PALHA ATINGIDOS PELAS ENCHENTES ATÉ HOJE NÃO RECEBERAM CASAS PROMETIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL

MORADORES DA RUA DE PALHA ATINGIDOS PELAS ENCHENTES ATÉ HOJE NÃO RECEBERAM CASAS PROMETIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL

| Tonet | Blog
Moradores da rua de Palha quatro anos depois protestam e cobram da Prefeitura as casas prometidas após as enchentes no final de 2021 (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Quatro anos depois, moradores da rua de Palha (bairro Maria Matos) até hoje não receberam as casas. Embora não tivessem sido registradas vítimas, o prejuízo material foi muito grande e os moradores daquela área perderam além das casas, móveis, utensílios domésticos e principalmente ficaram sem acolhimento durante todo esse período sobrevivendo às custas de um mísero auxílio-aluguel no valor de R$ 379,50 pagos pela Prefeitura.

DEMANDA TEMPO

Num encontro entre o titular da SEMPES (Secretaria da Promoção Social e Combate à Pobreza), José Trindade e integrantes de uma comissão de moradores da Rua de Palha, a explicação para a aprovação do projeto de construção das novas casas “é por conta dos entraves burocráticos e exigências legais, que foram interrompidas para adequações, a exemplo da definição de um novo terreno para edificação”, justificou.

Segundo Trindade, “a aprovação definitiva do projeto e, em seguida, a realização do processo de licitação para escolha da empresa construtora demanda tempo. É burocrático e, infelizmente, não depende somente do governo municipal. Agora com as adequações feitas pela SIURB no projeto, sob o comando da secretária Sônia Fontes, estamos esperando que nos próximos 90 dias o provável início da construção das casas”, ressaltou.

Quanto ao auxílio-aluguel, que também esteve na pauta de reivindicação dos moradores “esse valor por força da lei a Administração Municipal não pode ultrapassar o valor de R$ 379,50”, disse o titular da SEMPES.

Presentes à reunião, representantes da SIURB (Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo), também informaram detalhadamente todas as etapas do projeto, desde a sua apresentação inicial em 2022 até janeiro de 2025, quando foram concluídas as adequações exigidas.

Leia também