POLICIA AINDA NÃO TEM PISTA DE AUTORES DE FURTO NO MUSEU JORGE AMADO EM ILHÉUS
POLICIA AINDA NÃO TEM PISTA DE AUTORES DE FURTO NO MUSEU JORGE AMADO EM ILHÉUS



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Em Ilhéus, a polícia não conseguiu identificar e prender os envolvidos no arrombamento do Museu e o furto de peças do acervo do escritor Jorge Amado, no Centro Histórico. Os criminosos invadiram o imóvel na última sexta-feira (4) e levaram blusas, short, chapéu, relógio, máquina fotográfica antiga e um televisor, do acervo além de danificarem portas e vitrines.
O Museu Jorge Amado é um dos principais pontos de visitação da cidade, mas está fechado desde janeiro, quando foi interditado pela Prefeitura para realização de obras. Por conta disso, parte do acervo do escritor grapiúna não estava no Museu e se encontra em exposição no Teatro Municipal.
Construído na década de 1820, o sobrado abriga não apenas objetos de Jorge Amado, mas também da sua família. Nesse imóvel, Jorge escreveu trechos de seus primeiros romances. Um deles, o “País do Carnaval”, publicado em 1931, época em que o escritor tinha apenas 19 anos. O prédio possui teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá.
A Prefeitura divulgou nota condenando o arrombamento e informando que está comprometida com a preservação da memória e da história de Ilhéus, mas sem informar a conclusão das obras e quando o imóvel reaberto para o público.