Skip to main content

CAMPUS DA UESC COMPLETA 51 ANOS DE FUNDAÇÃO

CAMPUS DA UESC COMPLETA 51 ANOS DE FUNDAÇÃO

| Tonet | Blog
Campus da UESC, Prof. Soane Nazaré, de Andrade comemora 51 anos de fundação (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

N

O campus da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), que leva o nome do Prof. Soane Nazaré de Andrade, completou nesta terça-feira (dia 22), 51 anos de fundação. Inaugurado em 1974, o espaço de 38 hectares, situado às margens da rodovia Jorge Amado (BR-415), destaca-se por sua localização em meio a um remanescente da Mata Atlântica.

Segundo estudo apresentado no Simpósio de Biologia do Sul da Bahia (Simbio), a instituição abriga 149 exemplares adultos de pau-brasil (Caesalpinia echinata), sendo o campus universitário com o maior número da espécie plantada no mundo.

AMPLIAÇÃO

Segundo o reitor, prof. Alessandro Fernandes, o campus é composto por diversos pavilhões e centros de pesquisa que promovem saberes e talentos vivos na história da educação superior na Bahia.

Nos últimos cinco anos, a UESC ampliou sua infraestrutura com a construção do Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas (CLCE); do Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab); e do Centro de Pesquisas em Biodiversidade (CPBio), este último com foco na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

OUTRAS OBRAS

Paralelamente ao avanço científico, a gestão promoveu a revitalização do campus, com calçadas acessíveis; nova iluminação em LED; requalificação do Bosque Universitário; construção da Arena Cultural Ramon Vane; além da instalação de novos bancos e áreas de convivência. O Parque Desportivo também foi reformado, incluindo quadra poliesportiva, campo de futebol, ginásio, salas de aula e a piscina semiolímpica.

Leia também