PRESIDENTE DA BAMIN VAI À ALBA E DIZ QUE TRAÇADO ORIGINAL DA FERROVIA ATÉ ILHÉUS ESTÁ ASSEGURADO
PRESIDENTE DA BAMIN VAI À ALBA E DIZ QUE TRAÇADO ORIGINAL DA FERROVIA ATÉ ILHÉUS ESTÁ ASSEGURADO



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu nesta terça-feira (21) o presidente da BAMIN, Eduardo Ledsham, e sua diretoria, para discutir o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul, em Ilhéus. No encontro, o executivo reafirmou que não há qualquer possibilidade de mudança no traçado da ferrovia até o litoral baiano, e os deputados estaduais destacaram a importância estratégica do projeto para a logística e o desenvolvimento econômico do estado.
TOTAL COMPROMISSO
O presidente da BAMIN, Eduardo Ledsham, garantiu que a empresa mantém total compromisso com o projeto da FIOL já definido, indo até o Porto Sul, em Ilhéus. “Não existe a menor alternativa de mudar um traçado que já foi desenhado da ferrovia com 64% das obras concluídas e o Porto Sul 100% licenciado, com capacidade projetada para movimentar 40 milhões de toneladas. Mudar isso seria quase um delito”, enfatizou.
A presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, lembra que a Casa acompanha o projeto há mais de uma década. “Desde 2012, com a Comissão Especial da FIOL, temos atuado para destravar os entraves com o IBAMA, o TCU e outros órgãos. Esse é um projeto que representa a redenção da nossa Bahia. Não há porto sem ferrovia, nem ferrovia sem porto”, reforçou.
Já o presidente da Comissão de Infraestrutura da ALBA, Eduardo Salles, afirmou que “uma ferrovia com um porto como esse permite a redução de até 40% nos custos de transporte, tanto para o agronegócio quanto para a mineração. Por isso, não abrimos mão da continuidade dessas obras e não vamos permitir a paralisação de um projeto tão importante para o futuro da Bahia”.