JÚRI SIMULADO DA UNEX VAI RECONSTITUIR TRAGÉDIA DO MENINO MIGUEL QUE CAIU DE 9º ANDAR DE UM PRÉDIO EM RECIFE
JÚRI SIMULADO DA UNEX VAI RECONSTITUIR TRAGÉDIA DO MENINO MIGUEL QUE CAIU DE 9º ANDAR DE UM PRÉDIO EM RECIFE



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Atividade pedagógica que integra a Segunda Semana do Júri da Rede Uni/FTC, acontece nesta quinta-feira (dia 15), às 19h, no auditório da Unex Itabuna (centro) com mais uma edição de Júri Simulado, cujo tema vai abordar o “Homicídio contra a criança no contexto racial e sexual”, tendo como base a reconstituição do Caso Miguel, tragédia que repercutiu em todo o país.
RELEMBRANDO O CASO
A simulação recriará o julgamento da tragédia que vitimou Miguel Otávio Santana da Silva, de 05 anos que morreu ao cair do 9º andar de um prédio de luxo em Recife, em 2020. Filho da empregada doméstica Mirtes Renata Santana de Souza ele estava sob os cuidados da então patroa, Sari Corte Real, esposa do ex-prefeito de Tamandaré (PE) Sérgio Hacker Corte Real (PSB), quando entrou sozinho no elevador e caiu de uma altura de 35 metros.
Responsável pelo projeto, a Profa. Lisdeili Nobre, ressalta a escolha do tema pela sua importância social e jurídica: “ele permite aos estudantes refletirem criticamente sobre a proteção da infância, o racismo estrutural e a violência de gênero, promovendo uma formação mais sensível, comprometida com os direitos humanos e com a justiça social”, explicou.
A Segunda Semana do Júri da Rede UniFTC também é promovida em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié e Petrolina. Os julgamentos simulados abordam temas como violência contra a mulher, infância, racismo e cultura popular, com enredos inspirados tanto em casos reais quanto em obras de ficção.