GRUPO BRASILEIRO PROMOVE ENCONTRO DE BUSÓLOGOS 2025
GRUPO BRASILEIRO PROMOVE ENCONTRO DE BUSÓLOGOS 2025



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
O Grupo Brasileiro (formado pelas empresas Cidade Sol, Cidade Real, Expresso Brasileiro, Viametro e Rota Transportes) promoveu o Encontro de Busólogos 2025, na sua sede corporativa em Itabuna. O evento contou com a participação de cerca de 120 entusiastas da busologia de diversas regiões da Bahia, além de representantes de Sergipe, Pernambuco, Ceará e Paraíba.
O encontro deste ano, que tem como objetivo reunir pessoas que desenvolvem espontaneamente curiosidade e paixão pelo ônibus e pelo transporte rodoviário, foi prestigiado pelo diretor-executivo do Grupo Brasileiro, Paulo Carletto, pela diretora de Desenvolvimento, Elaine Carletto; gerentes corporativos; convidados especiais Fábio Bonini, representante da Mercedes-Benz; e Vítor Massing, representante da Marcopolo.
A programação teve início com palavras de boas-vindas da diretora de Desenvolvimento, Elaine Carletto, que enfatizou a valorização da relação entre os busólogos e as empresas do grupo: “a todos que compartilham conosco esse amor genuíno pelos ônibus, essa máquina fantástica que move pessoas, sonhos, histórias e destinos”.
O engenheiro mecânico Fábio Bonini, executivo de vendas da Mercedes-Benz, em sua palestra, abordou a história da fábrica na produção de chassis para ônibus e caminhões, destacando os pilares que a consolidaram como referência mundial em soluções de mobilidade: desempenho, segurança e durabilidade.
Já o administrador e representante da Marcopolo na Bahia, Vitor Massing, abordou os principais avanços na fabricação de ônibus, com ênfase na linha G8 – a oitava geração de carrocerias da empresa. Segundo Massing, a nova linha representa “um salto em aerodinâmica, engenharia e experiência do usuário, entregando eficiência, design arrojado e maior conforto e segurança para quem viaja”.
TALK SHOW INTERATIVO
Durante o evento foi realizado um talk show interativo com gestores do Grupo Brasileiro, que responderam às perguntas dos busólogos sobre o funcionamento das empresas do grupo, atuantes no transporte rodoviário de passageiros e encomendas na Bahia, nordeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas e Paraíba.
O gerente operacional corporativo Jônatas Amorim falou sobre tecnologia, inovação e experiência do cliente na operação, destacando o uso de ferramentas tecnológicas e canais de escuta ativa para aprimorar a jornada do passageiro e garantir operações cada vez mais seguras e eficientes, enquanto o gerente comercial corporativo, Diego Brasil, explicou como o planejamento estratégico e inteligência de mercado orientam as decisões sobre horários, categorias de serviço e criação de novas linhas, sempre com base em dados, indicadores e comportamento de mercado.
Os mecanismos de gestão da frota e inovação na manutenção para alto desempenho foram abordados pelo gerente técnico de manutenção corporativo, Carlos Antônio Sabino. Ele compartilhou com os busólogos os bastidores da renovação da frota e os avanços na confiabilidade e na organização da equipe técnica, especialmente em períodos de alta demanda.
INEDITISMO
Coube ao supervisor de marketing Antônio Carvalho, fazer a apresentação da campanha “Rota 30 Anos”, criada para celebrar três décadas de história, inovação e um compromisso com a qualidade, que consolida a Rota Transportes como uma referência no Nordeste brasileiro e fiel ao compromisso de estar “com você nos caminhos da vida”.
Carvalho aproveitou para lançar uma iniciativa inédita do Grupo Brasileiro: o Clube de Vantagens dos Busólogos, um projeto exclusivo que visa reconhecer e valorizar o entusiasmo dos fãs da busologia. O clube oferecerá benefícios especiais, descontos e experiências exclusivas, fortalecendo ainda mais a relação entre os busólogos e as marcas do grupo.