Skip to main content

LEO. MARÃO, ROBÉRIO. LERO LERO. BÊDA. REINALDO. JÂNIO. VALDERICO. BRUNO. OS VIEIRA LIMA. OS DESTAQUES DA COLUNA ""CORONEL DO CACAU"

LEO. MARÃO, ROBÉRIO. LERO LERO. BÊDA. REINALDO. JÂNIO. VALDERICO. BRUNO. OS VIEIRA LIMA. OS DESTAQUES DA COLUNA ""CORONEL DO CACAU"

| Tonet | Blog
Leo da Capoeira e sua vice, Clara Adry derrotaram fragorosamente a frágil oposição que disputou as eleições municipais em Itajuípe (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

ITAJUIPE. VOTAÇÃO DE LEO ESMAGA OPOSIÇÃO

Em Itajuípe, o prefeito Leo da Capoeira se reelegeu com 61, 7 % dos votos válidos; a maior votação já registrada no município. A chapa formada por Leo da Capoeira e dra. Clara Adry ganhou a confiança da população com seu jeito simples, fazendo uma campanha propositiva mostrando o que havia feito no pouco tempo de mandato e indicando o caminho que Itajuípe vai seguir nos próximos quatro anos.

Agindo de maneira objetiva e correta com a população, Leo venceu de forma esmagadora a eterna candidata Si Dantas e o grupo do ex-prefeito Marcone Amaral (PSD), que se aliou a sua eterna adversária apenas para tentar impedir a reeleição de Léo.

ITAJUIPE. LEO REVOLUCIONOU COM GESTÃO MODERNA

Com um a gestão moderna Léo da Capoeira, transformou Itajuípe num verdadeiro canteiro de obras. Além disso, valorizou os servidores públicos, e em especial os servidores da educação conseguindo desbloquear o precatório dos professores. Por todos os lados da cidade, há intervenções da Prefeitura, buscando dar uma melhor qualidade de vida à população itajuipense.  Todo esse trabalho foi merecidamente reconhecido nas urnas.

ITABUNA. REELEIÇÃO FACILITADA POR OPOSIÇÃO

O prefeito Augusto Lero Lero se reelegeu com uma votação expressiva, mas na verdade é que sua campanha do foi facilitada não só pela incompetência, como também pela pobreza de argumentos e ainda, pelo egoísmo dos candidatos da oposição que só pensaram no próprio umbigo. Pancadinha, Isaac, Azevedo e Chico França mostraram mais uma vez que em primeiro lugar, vem cada um deles, e só bem depois a população itabunense.

Parabéns prá quem ganhou e tchau para os incompetentes.

ITABUNA. OS FALECIDOS SÓ ESPERAM A MISSA DE 7º DIA

Enquanto isso, na oposição, Capitão Azevedo com sua atitude covarde sequer conseguiu eleger um vereador que apoiava: o vice-prefeito Enderson Guinho. Está morto e sepultado politicamente, resultado de suas escolhas políticas equivocadas, a começar com a adesão do grupo de ACM Netto (Grampinho).

O fato é que a voz soberana das urnas sepultou a oposição em Itabuna.

O deputado Fabricio Pancadinha, conseguiu errar tanto na campanha que muito provavelmente comprometeu a sua campanha de 2026. Também, com os aliados fracos que o acompanharam não ia prá frente mesmo.

ITABUNA.  2028 JÁ TEM NOMES PRA SUCESSÃO DE LERO LERO?

Nas imediações do Café Pomar, já circulavam boatos de que Marcone Amaral (PSD) presidente da FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna que administra o Hospital de Base),  já pensa em transferir o seu título de eleitor para Itabuna.

Ligeirinho ele, não?

Mesmo com a derrota acachapante do seu grupo em Itajuípe, a mudança se daria para viabilizar uma possível candidatura a prefeito de Itabuna, sucedendo o Augusto Lero Lero. Isso porque, o PSD não cogita perder a Prefeitura da cidade em 2028. E ainda porque, o Lero Lero deve sair candidato a deputado estadual e/ou federal (?)

Marcone é gente de confiança dos caciques Otto Alencar e Paulo Magalhães, tendo sido bem votado em Itabuna na eleição de 2022 onde obteve mais de 6.000 votos.

ITABUNA.  NEM ÁVILA, NEM PORFÍRIO?...

O fato é que todos vão negar nesse momento, mas o desfecho de 2028 já está sendo feito, e a cabeça da chapa passa longe do atual presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) e do vereador mais votado, Manoel Porfírio, do PT.

Como costuma acontecer, a decisão vem de cima. É de lá onde se resolve e se monta a chapa. O nome mais cotado até agora, é o de Marcone Amaral, do PSD.

Pega visão Porfirio e Ávila!

COARACI . O RITMO ESCOLHIDO FOI AXÉ

A campanha mais acirrada nos últimos tempos na cidade resultou na vitória de Miltinho do Axé, que impôs uma derrota ao candidato do governo, Célio do Asfalto.

Parabéns ao eleito e desejamos uma boa gestão.

Como se viu. Miltinho tem mesmo o Axé!

ILHÉUS. TERRA DA GABRIELA PEGOU FOGO

Ilhéus elegeu Valderico Junior para prefeito aos 36 anos.

Dizem lá pelas bandas do Vesúvio que o prefeito Marão ficou zangado com a operação da Polícia Federal que o atingiu e ao seu candidato, Bento Lima. Segundo dizem, na visão de Marão, a operação foi armada pelo PT para prejudicar sua campanha.

O fato é que depois das visitas da “Operação Barganha” da PF, houve uma mudança na campanha de Banto, indicando claramente quem o prefeito escolheu para perder.

EUNÁPOLIS. ‘PREFEITÃO’ FOI ELEITO COM CAMPANHA PROPOSITIVA

Robério Oliveira (PSD),” o Prefeitão” (jingle de campanha) como mostravam todas as pesquisas venceu o pleito em Eunápolis. Com uma campanha propositiva, mostrando experiência conquistou o eleitorado novamente.

Além de vencer o inelegível Neto Guerrieri nas urnas ainda teve que lutar contra a máquina financeira e de Fake News de adversários que espelharam na véspera da eleição que Robério não poderia votar. 

No entanto, o tiro saiu pela culatra, vez que foi fácil desmentir a enxurrada de mentiras dos seus adversários, que agora terão que acertar contas na justiça.

Parabéns Robério, “o Prefeitão”!

PORTO SEGURO. REELEIÇÃO DE JÂNIO OU TÁBUA DE SALVAÇÃO

Em Porto Seguro, contrariando todas as pesquisas realizadas no município, o encalacrado na justiça, Jânio Natal se reelegeu prefeito com uma votação expressiva.

Dizem lá pelas bandas da Passarela do Álcool que para Jânio a reeleição é a “tábua de salvação”. 

Acossado pela Operação Liga da Justiça e com o parecer do MPF Eleitoral contra sua candidatura, era imprescindível para ele, obter mesmo que “temporariamente”, a vitória.

PORTO SEGURO. REELEIÇÃO PODE SER TEMPORÁRIA 

O dado concreto em Porto Seguro, é que poderá haver uma nova eleição.

Segundo juristas renomados é muito pouco provável que a candidatura de Jânio seja referendada pelo TSE e pelo STF.

Além de perder o mandato, Jânio perderia também o foro privilegiado. Daí, o seu desespero com a reeleição temporária.

Ao não ser diplomado, a parte da operação Liga da Justiça que tramita no TRE /TJBA retornaria para a primeira instância onde o MM Juiz tem sido rigoroso e mandado prender todos os envolvidos.

Estamos de olho.

MDB.  IRMÃOS VIEIRA LIMA PERDERAM FEIO

Os irmãos Vieira limam perderam a mão nessas eleições. Além da ridícula votação do candidato Geraldo Junior, em Salvador, ainda perderam feio em Itabuna e Vitória da Conquista.

O fato é que muito dificilmente o atual vice-governador seja mantido na chapa governista para a reeleição. Dizem que depois dessa inexpressiva votação o mínimo que irá caber a Geraldo Junior é disputar uma vaga de deputado estadual.

Pelo que se vê, será obrigado a tomar a vaga do seu filho.

SALVADOR. OPOSIÇÃO TEM NOVO LÍDER: BRUNO REIS

Com a maior votação (78,67%) já obtida por um candidato a prefeito em Salvador, Bruno Reis já passou a ser tratado como o novo líder da oposição na Bahia, desbancando ACM Neto. Muito jeitoso, articulado e contando com o suporte firme do seu irmão, o advogado Michel Reis, o fato é que Bruno brilhou na campanha desse ano, deixando o ex-prefeito ofuscado.

SALVADOR. OPOSIÇÃO TRINCADA

Além da nova liderança representada pelo prefeito Bruno Reis, a oposição já começa a ver com bons olhos a movimentação do empresário Duquinho Magalhães, filho do saudoso deputado Luiz Eduardo Magalhães.

Dizem lá pelas bandas da praça Castro Alves, que apesar de negar a intenção de ingressar na política, Duquinho já encomendou pesquisas qualitativas para avaliar os cenários e a aceitação do seu nome. Pesa a seu favor, entre outras qualidades, o histórico de honradez de seu pai, cumpridor de acordos feitos no fio do bigode.

Não é segredo para ninguém que ACM Neto não é cumpridor de acordos, vide a situação do Capitão Azevedo.

SALVADOR. SITUAÇÃO DESBANCOU GERALDINHO

Na situação, a eleição eliminou um candidato a uma vaga majoritária, vez que Geraldinho Junior vai ser limado na próxima eleição. Agora, restam três vagas (vice-governador e duas para o senado federal).

Jacques Wagner e Ângelo Coronel, senadores com mandato em exercício, têm a preferência enquanto que o ministro da Casa Civil, Ruy Costa, já demonstrou interesse em disputar uma vaga no Salão Azul.

A única certeza é que Geraldinho não permanece como vice-governador na chapa majoritária da reeleição do governador Jerônimo Rodrigues.

IRECÊ. CANDIDATOS DE DEPUTADO VENCERAM

Na região de Irecê, o grande vencedor foi o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) que consolidou sua liderança na região tendo ajudado a eleger quase todos os prefeitos do seu torrão natal.

VENENOSAS

·       ITAPÉ. Humberto Matos segue firme no livro de recordes do Guiness Book. Após sofrer mais uma derrota deveria repensar sua carreira política. Foi derrotado fragorosamente por Reinaldo das Batatas apoiado pelo atual prefeito Naeliton Rosa Pinto

·       UBAITABA. Bêda deve aposentar as chuteiras após perder a eleição pra uma mulher: Gracinha Viana.

·       ITARANTIM. Fabio Gusmão teve uma vitória esmagadora em reconhecimento do seu trabalho.

·       ITABUNA. Manoel Porfírio vereador mais votado do PT (3.485 votos) enterrou de vez, o politicamente incorreto, Geraldo Simões (o lado B do PT). Porfírio tem tudo pra ser o próximo presidente da Casa.

·       MARACÁS. Confirmando as pesquisas Nelson Portela do PT, se elegeu em Maracás desbancando candidato do atual prefeito Soya. Uma pequena, mas, importante vitória para o governador Jerônimo Rodrigues.LEO, 

Leia também