Skip to main content

BAHIA SEM SÃO JOÃO. DOIS ANOS SEM TICOMIA. VIAGENS INTERMUNICIPAIS PROIBIDAS,

BAHIA SEM SÃO JOÃO. DOIS ANOS SEM TICOMIA. VIAGENS INTERMUNICIPAIS PROIBIDAS,

| Tonet | Blog

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Pelo segundo ano consecutivo a Bahia não terá festejos juninos. Um dos mais tradicionais eventos da região Nordeste, o São João assim como o Sto. Antonio e o São Pedro estão cancelados conforme anúncio já feito pelo   governador Ruy Costa. Algumas das cidades baianas que estão incluídas no calendário turístico de festejos juninos confirmaram o cancelamento da festa: Cruz das Almas, Amargosa, Senhor do Bonfim, Irecê, Miguel Calmon além de Ibicuí, Itororó, Jequié e Itapetinga. Essas quatro últimas fazem parte do roteiro dos itabunenses que sempre alugam casas e garantem presença no período dos festejos juninos.

DOIS  ANOS SEM TICOMIA   

Em Ibicuí, as duas mais tradicionais festas de camisas como “Bregalight” e o “Ticomia”, também já anunciaram a suspensão dos eventos e pensam em alternativas para minimizar os prejuízos. O Ticomia por exemplo, que na sua 32ª edição em 2019 na Fazenda Eldorado reuniu cerca de 15 mil pessoas traz um grande prejuízo não só para Ibicuí como para toda aquela região, vez que o São João é um dos principais vetores da sua economia. Segundo Raul Dourado, filho de Douradinho e Sara, responsáveis pela organização da festa, “o cancelamento prejudica muita gente que vive desse evento, inclusive a nossa mão de obra que absorve anualmente de 2 a 3 mil pessoas”. Raul avalia ainda se este ano o Ticomia vai repetir a live do ano passado que deu para matar a saudade do Ticomia, mas agora é impossível pensar numa festa daquela dimensão. “Temos que ter segurança e esperar”, acrescenta ele. Segundo o prefeito de Jequié e presidente da União dos Municípios da Bahia, Zé Cocá, “a medida não era a desejada pelos prefeitos, mas se tornou inevitável”. Ele ainda ressalta que “isso resulta num prejuízo incalculável para a economia e tradição dos municípios porque existe toda uma cadeia produtiva de quem comercializa comidas típicas; aluguel de casas por temporada; e o comércio em geral que se movimenta em torno da festa, gerando emprego e renda para os municípios”. 

SEM ÔNIBUS

Pra garantir que não haja nenhuma falha e nenhuma desobediência ao decreto, o governador Ruy Costa também já anunciou que o transporte intermunicipal estará suspenso com a finalidade de conter o avanço da Covid no Estado.  Ele ainda ressaltou que dessa vez não haverá antecipação dos feriados juninos a exemplo do que ocorreu no ano passado. “Nós vamos agir no sentido de limitar ao máximo o contágio no São João; todas as vezes que as pessoas se juntaram, depois de duas semanas os casos apareceram e aumentaram”, assinalou.

Leia também