Skip to main content

ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS ESTÃO SOB FISCALIZAÇÃO DE GRUPAMENTO OSTENSIVO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS ESTÃO SOB FISCALIZAÇÃO DE GRUPAMENTO OSTENSIVO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

| Tonet | Blog
nimais de grande porte que circulam pelas ruas da cidade estão sob a responsabilidade do GOPA(Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Ao tomar como surpresa o episódio onde cavalos em debandada na av. Princesa Isabel (São Caetano) atropelaram um motociclista na semana passada, o coordenador do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) Waldir Santos, revelou que o órgão não recebeu denúncia via 153 da Central de Atendimento.

“Quando recebemos denúncias nos deslocamos imediatamente para fazer a apreensão do animal e levá-lo até um pasto, onde fica sob os cuidados de um tratador contratado pela Prefeitura de Itabuna até que o responsável pelo animal apareça e pague danos causados a terceiros”, explica o coordenador.

ESCLARECIMENTO

O coordenador Waldir Santos faz questão de esclarecer que não é responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retirar animais das ruas de Itabuna. “O Zoonoses trata animais doentes ou causadores de doenças que ponham a saúde da população em risco”, explicou. “Mas, se ocorrer acidente com um animal e precisar de atendimento veterinário nós acionamos o CCZ. No caso de animais soltos em via pública cabe a população acionar o GOPA para a remoção”, pontuou.

Os contatos com o GOPA podem ser feitos através do 153 ou o WhatsApp (73) 98137-0847. “O 153 é da Central de Atendimento da GMC que atende o cidadão 24 horas por dia, de segunda a domingo. Além disso, a população pode enviar imagens e vídeos pelo ZAP, reforçou Waldir.

Leia também