ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS ESTÃO SOB FISCALIZAÇÃO DE GRUPAMENTO OSTENSIVO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS ESTÃO SOB FISCALIZAÇÃO DE GRUPAMENTO OSTENSIVO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Ao tomar como surpresa o episódio onde cavalos em debandada na av. Princesa Isabel (São Caetano) atropelaram um motociclista na semana passada, o coordenador do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) Waldir Santos, revelou que o órgão não recebeu denúncia via 153 da Central de Atendimento.
“Quando recebemos denúncias nos deslocamos imediatamente para fazer a apreensão do animal e levá-lo até um pasto, onde fica sob os cuidados de um tratador contratado pela Prefeitura de Itabuna até que o responsável pelo animal apareça e pague danos causados a terceiros”, explica o coordenador.
ESCLARECIMENTO
O coordenador Waldir Santos faz questão de esclarecer que não é responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retirar animais das ruas de Itabuna. “O Zoonoses trata animais doentes ou causadores de doenças que ponham a saúde da população em risco”, explicou. “Mas, se ocorrer acidente com um animal e precisar de atendimento veterinário nós acionamos o CCZ. No caso de animais soltos em via pública cabe a população acionar o GOPA para a remoção”, pontuou.
Os contatos com o GOPA podem ser feitos através do 153 ou o WhatsApp (73) 98137-0847. “O 153 é da Central de Atendimento da GMC que atende o cidadão 24 horas por dia, de segunda a domingo. Além disso, a população pode enviar imagens e vídeos pelo ZAP, reforçou Waldir.