Skip to main content

GCM COMEÇA A RETIRAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE DAS RUAS

GCM COMEÇA A RETIRAR ANIMAIS DE GRANDE PORTE DAS RUAS

| Tonet | Blog
GCM corre atrás pra fiscalizar e retirar das ruas vaquinhas que circulam por áreas urbanas da cidade

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

O Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) deu início a uma operação para a retiradas das ruas de animais de grande porte. A ação foi intensificada a partir de um vídeo que circulou nas redes sociais mostrando cavalos soltos na Av. Princesa Isabel (São Caetano), onde é muito comum se ver cavalos e bois circulando pela pista, uma das mais movimentadas da área urbana de Itabuna. A preocupação da GCM é justificada pelo alto risco de acidentes em vários locais da cidade,

CURRAIS URBANOS  

O coordenador do GOPA, inspetor Valdir Santos, informou que na segunda-feira (dia 12), recebeu denúncia pelo 153 de que nove vacas e cinco bezerros pastavam nos canteiros do viaduto Fernando Gomes, que dá acesso ao Hospital de Base. Uma guarnição foi enviada ao local, tendo orientado o dono dos animais a recolhê-los.

“Ele disse que há muito tempo ficava ali e por lhe faltar pasto para colocar a vacaria. Nesse caso, recolhemos os animais e levamos para a área onde ele mora no Jardim Grapiúna. Além disso, orientamos que alugue pasto”, explicou.
O inspetor afirmou que animais recolhidos em situação de abandono são levados para um pasto, em Ferradas, onde fica sob os cuidados de tratador contratado pela Prefeitura de Itabuna até que o responsável apareça e pague eventuais danos causados a terceiros.

TRABALHO EDUCATIVO

“Para retirar o bicho, o dono precisa ir até a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e pagar a notificação. Nosso trabalho é educativo e de fiscalização”, esclarece o coordenador do GOPA.

Animais são encontrados com mais frequência no final da Av. Amélia Amado; nos bairros Lomanto Júnior, Pedro Jerônimo e São Judas Tadeu; e Av. Manoel Chaves. “Estamos buscando uma integração maior com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que os donos sejam orientados sobre ocorrências envolvendo animais”, observa.

O trabalho do GOPA também serve para coibir maus-tratos entre eles, cavalos e vacas, sendo que somente este ano, 10 pessoas foram encaminhadas à delegacia por maus-tratos a animais. Lembrando ainda, que “não é responsabilidade do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses retirar animais das ruas.  “O Zoonoses trata animais doentes ou causadores de doenças que ponham em risco a saúde da população”, esclarece.

 A ação de fiscalização necessita da cooperação da população por meio de denúncias por meio dos canais da GCM: 153 ou mensagem para o WhatsApp (73) 98137-0847.

Leia também