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LANÇAMENTO DO FINAL DO TRECHO DA FIOL 1 ACONTECE NESTA SEGUNDA(3) EM ILHÉUS

LANÇAMENTO DO FINAL DO TRECHO DA FIOL 1 ACONTECE NESTA SEGUNDA(3) EM ILHÉUS

| Tonet | Blog
Com mais de 80% do trecho final já concluído, a FIOL 1 tem previsão de conclusão em 24 meses (foto:reprodução)

Tonet por Tonet

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O lançamento da parte final do primeiro trecho da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), acontece na próxima segunda-feira (3), às 10 horas em Ilhéus. O Trecho da Fiol 1 que já tem mais de 80% concluído tem previsão de conclusão em 24 meses. A ferrovia atravessará as seguintes cidades baianas: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

INVESTIMENTOS

A Bahia Mineração (Bamin) foi a vencedora do leilão da Fiol, realizado em 2021 e é responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho de 537 km, em uma subconcessão que vai durar por 35 anos, totalizando R$ 5,41 bilhões de investimentos (Capex) e R$ 13,37 bilhões de custos operacionais (Opex). O corredor logístico visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.

O traçado da Fiol 1 atravessará as seguintes cidades baianas: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

MINÉRIO E GRÃOS

A expectativa é de que a Fiol 1 comece a operar em 2026, já transportando 18,4 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité. Volume que vai mais que dobrar em 10 anos, atingindo 45,6 milhões de toneladas em 2036 – sendo a maior parte o minério de ferro. Entre as cargas também estão alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais.

A operação inicial já deve contar com pelo menos 16 locomotivas e mais de 1.400 vagões – pelo menos, 1.100 destinados apenas para o escoamento de minério de ferro. Montante que terá um incremento diante do aumento da demanda, chegando a 34 locomotivas e 2.600 vagões, dentro de dez anos. Além de Ilhéus e Caetité, um terceiro pátio será instalado no município de Brumado. A subconcessão da Fiol 1 vai permitir a criação de 82.830 empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

PROJETOS

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a Valec, a Bamin) e o governo federal também trabalham nos projetos de outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA); e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO). Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 km de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

PRESENÇAS

Além do presidente Lula (que já está em Ilhéus) estarão presentes à solenidade desta segunda, o governador Jerônimo Rodrigues, Benedikt Sobotka, CEO global da ERG (organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil); Eduardo Ledsham, CEO da Bamin; e Sérgio Leite, CEO da Ferrovia da Bamin.

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