Skip to main content

ITABUNA. CASAMENTO COMUNITÁRIO ACONTECE NO CONJUNTO PENAL

ITABUNA. CASAMENTO COMUNITÁRIO ACONTECE NO CONJUNTO PENAL

| Tonet | Blog
Casamento entre pessoas em situação de cárcere foi realizado no Conjunto Penal de Itabuna (foto: reprodução)

Tonet por Tonet

Tonet por Tonet

Como parte de um projeto da Corregedoria Geral de Justiça em parceria com o setor de Serviço Social do Conjunto Penal de Itabuna, foi realizado aqui em Itabuna um casamento comunitário com o objetivo de garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade que desejam oficializar a união civil.

Nove casais, formados por pessoas em situação de cárcere, celebraram a união em matrimônio no Conjunto Penal de Itabuna. A cerimônia, abençoada de forma ecumênica por um padre e um pastor protestante, foi acompanhada pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves, pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano (Corregedor Geral da Justiça), e pela juíza auxiliar da Corregedoria, Liz Rezende de Andrade.

Segundo o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, o objetivo principal da ação é regularizar a situação civil dos casais, possibilitando o registro do casamento civil e promovendo uma série de direitos para as famílias. “Assim, há a possibilidade, por exemplo, de a esposa que vive sozinha fazer o registro civil do recém-nascido, apenas informando a paternidade com a certidão de casamento, já que ali constam os dados do cônjuge que se encontra em situação cárcere”.

Leia também