MP COBRA DO MUNICÍPIO CUMPRIMENTO DE AÇÕES NO COMÉRCIO INFORMAL
MP COBRA DO MUNICÍPIO CUMPRIMENTO DE AÇÕES NO COMÉRCIO INFORMAL



Tonet por Tonet

Tonet por Tonet
Numa reunião realizada esta semana com dirigentes da ACI, CDL, Sindicom e Prefeitura, o promotor público Rafael Pithon, cobrou dos representantes do município, a realização de um planejamento estruturado, com ações e prazos para que seja cumprido o ordenamento do comércio informal no centro de Itabuna.
OCUPAÇÃO DE CALÇADAS
O assunto é uma das principais pautas da classe empresarial e tem contado com o apoio do MP, na tentativa de encontrar uma solução eficaz para os vendedores ambulantes. “A ideia é que eles possam comercializar seus produtos de forma organizada e regulamentada, sem prejudicar o comércio formal e sem ocupar indevidamente as calçadas no centro da cidade”, observou o presidente da ACI, Valdino Cunha.
Já o promotor Rafael Pithon reforçou o papel do MP como mediador, mas também chamou a atenção para que a Lei seja cumprida e o problema de ordenamento do comércio informal seja resolvido no município. Ele destacou a importância do diálogo entre as partes envolvidas e o comprometimento do município com as ações e os prazos a serem cumpridos.
BUSCAR ESPAÇO
O diretor do Comércio Informal e Espaço Público da SESOP (Secretaria de Segurança e Ordem Pública), Tiago Leal, destacou que estará trabalhando em conjunto com a SICER (Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda). “Será feito um grupo de força-tarefa para cumprir o que determina o Código de Postura do município. Nesse sentido, iremos buscar um espaço para realocar essas pessoas”, explicou.
Após o encontro, ficou definido que uma nova reunião será realizada no dia 4 de julho com representantes do comércio informal, Sesop, Sicer e Procuradoria do Município visando conscientizar os vendedores ambulantes sobre as ações que serão adotadas. Em seguida, será a vez dos agentes da Sesop, responsáveis pela fiscalização.